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O que é o Empreendedorismo


Você sabe o que é empreendedorismos?

No post de hoje vocês irão aprender oq é o empreendedorismo e quais são as 4 principais características de um empreendedor, e no final ainda vou dar algumas dias importantes para você que quer investir no empreendedorismo.

Então vamos lá!

Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo como um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças, ou seja, o empreendedorismo está diretamente associado à inovação.

A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo. Isso significa que “a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios”.

O que é ser empreendedor

Então, que significa ser um verdadeiro empreendedor. Um empreendedor é quem começa algo novo, que enxerga oportunidades que ninguém viu até o momento. Em outras palavras, é aquela pessoa que faz, sai da zona de conforto e da área de sonhos e parte para a ação.

Resumindo, um empreendedor é um realizador que coloca em prática novas ideias, por meio de criatividade. Isso muitas vezes significa mudar tudo o que já existe. Já viu aquelas pessoas que conseguem transformar crises em oportunidades e que influenciam os outros com suas ideias? Provavelmente são bons empreendedores.

Características de um empreendedor

Como ninguém nasce um empreendedor, é o contato social e estudos que favorecem o desenvolvimento de talentos e características na personalidade, que podem ser amadurecidos ao longo da vida.

Todos os contatos e referências irão influenciar diretamente no nível de empreendedorismo de uma pessoa, já que um empreendedor é um ser social. Abaixo, elencamos algumas peculiaridades encontradas nos diversos perfis de empreendedores:

Otimismo

Não confunda otimista com sonhador. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos.

Isso inclui claro, até mesmo mudanças em seu negócio. Já o sonhador não enxerga riscos, e mesmo que seu negócio esteja falindo, continua fazendo a mesma coisa por acreditar cegamente que basta sonhar para realizar.

Autoconfiança

Acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais, pois estão sempre indo à busca do ‘SIM’ e do próximo ‘SIM’ e do próximo, e do próximo, por que o ‘NÃO’ ele já tem.

Coragem

Sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem sucedido.

Embora se arrisque essa característica não impede que sejam cautelosos e precavidos contra o risco, mas os faz entender que existe a possibilidade de falhar.

Sair da zona de conforto e se expor ao risco controlado sempre traz bons frutos, mesmo que não traga lucros vai trazer experiências.

Persistência e resiliência

Motivação, convicção e entusiasmo, fazem parte da persistência e resiliência, um bom empreendedor pode resistir a todos os obstáculos até que tudo entre nos eixos. Ele não desiste facilmente, supera e segue até o fim.

Quem reúne essas características já tem uma grande vantagem quando o assunto é empreendedorismo, mas isso não é suficiente.

Para ter sucesso como empreendedor, é fundamental ter um bom projeto, planejamento e um plano de negócios. E é sobre isso que vamos falar agora.

4 dicas para quem quer investir no empreendedorismo

Definição de atividade

Em qual segmento você quer atuar, tem afinidade ou entende um pouco sobre o nicho? A primeira dica é analisar as necessidades do mercado e entender o que pode ser uma boa oportunidade.

Uma boa forma de escolher um nicho é usar a formula PHD:

P = Paixão (Que você ame fazer)

H = Habilidade (Que você tenha habilidade)

D = Demanda (E que tenha Publico)

Evite investir em um tipo de negócio só porque está na moda, à tendência pode acabar e você terá que arcar com os custos do investimento.

Diferenciação

Ofereça uma diferenciação positiva. O cliente precisa ter uma motivação para escolher o seu negócio e não o do concorrente. Observe a sua concorrência e veja o que eles estão ou não oferecendo e aposte no nisso, essa diferenciação vai fazer o seu negócio ser notado e indicado por seus clientes.

Vamos ilustra, imagine duas padarias. A padaria ‘A’ e a padaria ‘B’, ambas vende o pão no mesmo valor, porém a padaria ‘B’ oferece pão quentinho de hora em hora, já a padaria ‘A’ não. Qual das duas padarias tem o diferencial positivo? Qual das duas padarias será indicada pelo cliente? Pense nisso, ofereça uma diferenciação positiva aos seus clientes, dessa forma o seu negócio será sempre notado e indicado.

Escalar

Depois de definir a atividade do seu negócio, identifique quais ações podem ser tomadas para atingir o maior numero de pessoas. Quanto maior o potencial de escalabilidade do seu negócio, maiores serão suas chances de crescer.

Se o seu negócio é um negócio local, ou seja, um negócio voltado para o seu bairro, como uma padaria, uma loja de material de construção, etc.

Procure expandir a sua vitrine investindo em propaganda em carro de som ou na radio local, panfletagem é ainda muito usado nos dias de hoje e tem funcionado bastante,

outra dica, crie uma rede social ou mais de uma para o seu negócio e invista em trafego pago segmentado pela região do seu negócio, assim você estará levando a sua vitrine para mais pessoas.

Ou seja, quem não é visto não é lembrado, isso se chama marketing.

Network

Esteja por dentro dos eventos e atividades do seu segmento.

 Participe de feiras, workshop, palestras, participe de grupos do seu nicho,

busque os especialistas do setor e converse com eles, sejam eles locais ou das redes sociais,

tem muitos produtores de conteúdos excelentes passando suas experiências de sucesso e de fracasso em seus canais, perfis ou até mesmo em cursos, basta você investir um pouco do seu tempo e fazer uma pesquisa rápida.

Ter a visão de outros profissionais vai te ajudar em diferentes aspectos, principalmente daqueles que estão a mais tempo no mercado.

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