No post de hoje vocês irão aprender oq é o empreendedorismo e
quais são as 4 principais características de um empreendedor, e no final ainda
vou dar algumas dias importantes para você que quer investir no
empreendedorismo.
Então vamos lá!
Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo como um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças, ou seja, o empreendedorismo está diretamente associado à inovação.
A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo. Isso significa que “a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios”.
O que é ser
empreendedor
Então, que significa ser um verdadeiro empreendedor. Um
empreendedor é quem começa algo novo, que enxerga oportunidades que ninguém viu
até o momento. Em outras palavras, é aquela pessoa que faz, sai da zona de
conforto e da área de sonhos e parte para a ação.
Resumindo, um empreendedor é um realizador que coloca em
prática novas ideias, por meio de criatividade. Isso muitas vezes significa
mudar tudo o que já existe. Já viu aquelas pessoas que conseguem transformar
crises em oportunidades e que influenciam os outros com suas ideias?
Provavelmente são bons empreendedores.
Características de um
empreendedor
Como ninguém nasce um empreendedor, é o contato social e
estudos que favorecem o desenvolvimento de talentos e características na
personalidade, que podem ser amadurecidos ao longo da vida.
Todos os contatos e referências irão influenciar diretamente no nível de empreendedorismo de uma pessoa, já que um empreendedor é um ser social. Abaixo, elencamos algumas peculiaridades encontradas nos diversos perfis de empreendedores:
Otimismo
Não confunda otimista com sonhador. O otimista sempre espera
o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para
chegar aos seus objetivos.
Isso inclui claro, até mesmo mudanças em seu negócio. Já o
sonhador não enxerga riscos, e mesmo que seu negócio esteja falindo, continua
fazendo a mesma coisa por acreditar cegamente que basta sonhar para realizar.
Autoconfiança
Acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus
próprios talentos e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedor
costuma arriscar mais, pois estão sempre indo à busca do ‘SIM’ e do próximo
‘SIM’ e do próximo, e do próximo, por que o ‘NÃO’ ele já tem.
Coragem
Sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o
que for necessário para ser bem sucedido.
Embora se arrisque essa característica não impede que sejam
cautelosos e precavidos contra o risco, mas os faz entender que existe a
possibilidade de falhar.
Sair da zona de conforto e se expor ao risco controlado
sempre traz bons frutos, mesmo que não traga lucros vai trazer experiências.
Persistência e
resiliência
Motivação, convicção e entusiasmo, fazem parte da
persistência e resiliência, um bom empreendedor pode resistir a todos os
obstáculos até que tudo entre nos eixos. Ele não desiste facilmente, supera e
segue até o fim.
Quem reúne essas características já tem uma grande vantagem
quando o assunto é empreendedorismo, mas isso não é suficiente.
Para ter sucesso como empreendedor, é fundamental ter um bom projeto, planejamento e um plano de negócios. E é sobre isso que vamos falar agora.
4 dicas para quem quer
investir no empreendedorismo
Definição de
atividade
Em qual segmento você quer atuar, tem afinidade ou entende
um pouco sobre o nicho? A primeira dica é analisar as necessidades do mercado e
entender o que pode ser uma boa oportunidade.
Uma boa forma de escolher um nicho é usar a formula PHD:
P = Paixão (Que você ame fazer)
H = Habilidade (Que você tenha habilidade)
D = Demanda (E que tenha Publico)
Evite investir em um tipo de negócio só porque está na moda, à tendência pode acabar e você terá que arcar com os custos do investimento.
Diferenciação
Ofereça uma diferenciação positiva. O cliente precisa ter
uma motivação para escolher o seu negócio e não o do concorrente. Observe a sua
concorrência e veja o que eles estão ou não oferecendo e aposte no nisso, essa
diferenciação vai fazer o seu negócio ser notado e indicado por seus clientes.
Vamos ilustra, imagine duas padarias. A padaria ‘A’ e a
padaria ‘B’, ambas vende o pão no mesmo valor, porém a padaria ‘B’ oferece pão
quentinho de hora em hora, já a padaria ‘A’ não. Qual das duas padarias tem o
diferencial positivo? Qual das duas padarias será indicada pelo cliente? Pense
nisso, ofereça uma diferenciação positiva aos seus clientes, dessa forma o seu
negócio será sempre notado e indicado.
Escalar
Depois de definir a atividade do seu negócio, identifique
quais ações podem ser tomadas para atingir o maior numero de pessoas. Quanto
maior o potencial de escalabilidade do seu negócio, maiores serão suas chances
de crescer.
Se o seu negócio é um negócio local, ou seja, um negócio
voltado para o seu bairro, como uma padaria, uma loja de material de
construção, etc.
Procure expandir a sua vitrine investindo em propaganda em
carro de som ou na radio local, panfletagem é ainda muito usado nos dias de
hoje e tem funcionado bastante,
outra dica, crie uma rede social ou mais de uma para o seu
negócio e invista em trafego pago segmentado pela região do seu negócio, assim
você estará levando a sua vitrine para mais pessoas.
Ou seja, quem não é visto não é lembrado, isso se chama
marketing.
Network
Esteja por dentro dos eventos e atividades do seu segmento.
Participe de feiras, workshop,
palestras, participe de grupos do seu nicho,
busque os especialistas do setor e converse com eles, sejam
eles locais ou das redes sociais,
tem muitos produtores de conteúdos excelentes passando suas
experiências de sucesso e de fracasso em seus canais, perfis ou até mesmo em
cursos, basta você investir um pouco do seu tempo e fazer uma pesquisa rápida.
Ter a visão de outros profissionais vai te ajudar em diferentes
aspectos, principalmente daqueles que estão a mais tempo no mercado.
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