Com a crescente popularidade da inteligência artificial (IA), especialmente em formas generativas, é provável que ocorram mudanças significativas nas dinâmicas sociais, econômicas e de informação. Uma previsão amplamente discutida aponta para a diminuição da relevância dos serviços de busca, como Google, Bing e Yahoo, nos próximos anos. A ascensão da interação com sistemas de IA, como ChatGPT e Copilot, pode substituir as tradicionais buscas online, impactando diretamente estratégias consolidadas de marketing digital, como Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO).
A tendência é que, em um futuro próximo, as palavras-chave e buscas convencionais percam importância, já que as interações passarão a ser conduzidas por IA generativa. Esta mudança representa um desafio significativo para estratégias como SEM e SEO, que atualmente desempenham um papel crucial no marketing digital e são fontes substanciais de receita para plataformas como o Google.
A inteligência artificial generativa permite que os usuários obtenham informações e soluções de maneira mais fluida, muitas vezes sem a necessidade de buscas específicas. O modelo de negócios que sustenta o marketing nos serviços de busca pode estar em risco, exigindo inovações por parte das plataformas de anúncios, como Google Ads, para se integrarem de maneira eficaz às interfaces de IA.
Essa transição também implica em um marketing menos intrusivo, já que a tolerância dos consumidores a anúncios invasivos vem diminuindo. A personalização de anúncios em diálogo com IAs generativas será essencial, buscando momentos oportunos e relevantes para a entrega de conteúdo publicitário. Isso representa um desafio tecnológico e mercadológico considerável, mas também oferece oportunidades promissoras.
Além disso, o avanço das IAs pode agravar o fenômeno da "bolha", onde os usuários têm experiências online cada vez mais personalizadas, limitando sua exposição a ideias e preferências diversas.
Diante desse cenário, empresas devem explorar a incorporação da IA de duas formas: como ferramenta produtiva para aprimorar entregas e como meio de proporcionar experiências altamente personalizadas nos canais digitais. Essa abordagem pode acelerar a transformação digital e conferir uma vantagem competitiva em um ambiente de marketing em constante evolução.
Com informações de: AgroRevenda
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Escrito e Adaptado por Daniel DeLucca
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